quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Historia do movimento das artes e ofícios e o art. nouveau

O movimento das artes e ofícios e o art. nouveau

Desde meados do século XVIII, o governo britânico procurava estabelecer uma colaboração entre as artes e a indústria artesanal, através da society of. arts. Mas foi em 1832 que as escolas oficiais de desenho foram criadas com o objetivo determinado de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compatível com a industrialização .

Enquanto esse processo ocorria, surgiram críticos propondo a volta da tradição artesanal da idade media. entre eles estava John Ruskin , influente e respeitado critico de arte e também professor nas escolas de desenho do governo inglês.

As idéias de Rusking influenciaram William MORRIS (1834-1896), um jovem arquiteto e sociólogo. Morris passou então a divulgar a importância da renovação da tradição artesanal para melhorar o design,pois temia que o processo de produção industrial vulgarizasse o conteúdo artístico dos objetos industrializados.

Morris pos em pratica essas concepções na firma de arquitetura de George EdmundSTREET, que projetava objetos para interiores e para a vida diária, como papeis de parede, vitrais e etc.

Entretanto, ele percebeu que era impossível associar o consumo crescente com a técnica da produção artesanal; a revolução industrial havia criado definitivamente uma nova realidade e era preciso aceitar o trabalho artístico mecanizado.

Mas as idéias de William Morris acabariam por constituir o movimento das artes e ofícios, que exerceu uma grande influencia no moderno desenho industrial. foi com esse movimento que se estabeleceu a pratica de os artistas desenharem objetos para a produção em serie pela industria.

Art. Nouveau: uma soma de tendências

Nas ultimas décadas do século XIX, surgiu um movimento artístico que reuniu as mais diversas tendências: as idéias da industrialização, do movimento das artes e ofícios, da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais.

Esse movimento se difundiu por toda a Europa e recebeu nomes diferentes nos diversos paises. Na franca era conhecido como art. nouveau; na Alemanha, como jugendstil; e na Itália como stile floreale ou stile liberty.

A produção do art. nouveau--- nome pelo qual esse movimento ficou mais conhecido ---envolveu principalmente os objetos ornamentais e arquitetura.

As linhas sinuosas dos vegetais nas artes aplicadas

Nas chamadas “artes aplicadas”, ou seja, as que se dedicam a produzir objetos para o uso cotidiano, o estilo art. nouveau recebeu varias contribuições. Entre elas estão os trabalhos dos ingleses Christophe Dresser, Walter Crane, Kate Greenaway e Charles Mackintosh.

Christopher Dresser (1834-1904) era professor de desenho e estudioso de botânica. Seus desenhos, que recriavam formas vegetais, destinaram-se aos mais diversos objetos: pecas de metal, vidro, papeis de parede, cerâmicas e moveis. Em ultima analise, o propósito de Dresser era transformar as formas naturais em decorativas.

Arte Nouveau:a unidade das artes

De modo geral,o art nouveau procurou preservar o contato do artista com a natureza e desenvolver um artesanato habilidoso.Os pintores,escultores e arquitetos legados a esse estilo tentaram escapar do crescente mofo de produção industrial e procuraram criar peças e materiais construtivos recorrendo aos processos artesanais.

A principal conquista do Art Nouveau ,porem ,foi promover uma verdadeira unidade das artes .Desse modo, os objetivos do dia-a-dia e o próprio edifício passaram a ser criados a parti de uma mesma tendência dexorativista

Nenhum comentário:

Postar um comentário